Agenda Livre

Eventos de Software Livre e Código Aberto no Brasil

COMSOLiD

IFCE Campus Maracanaú Av. Parque Central, S/N Maracanaú Ceará

Description

A idéia inicial era realizar um evento que pudesse abrir as portas para Maracanaú acerca da alternativa do software livre bem como das novidades sobre o tema.
Tudo surgiu de um curso sobre Linux realizado aos sábados com as turmas do segundo e terceiro semestre do curso Técnico de Desenvolvimento de Software do Campus Maracanaú. O alto grau de interesse dos alunos nas tecnologias e oportunidades abertas pelo Software Livre permitiram o início da idéia de montar algo maior, o primeiro evento de Software Livre de Maracanaú.

Algumas idéias básicas serviram sempre de referência para a escolha do nome do evento:

1. Evento devia ter uma identificação com a cidade de Maracanaú.

2. Algum elemento nativo de Maracanaú deveria ser considerado.

3. Foram pensados dois elementos nativos: a ave Maracanã e os índios Pitaguarys.

A primeira idéia de nome foi realizar uma Semana de Software Livre que nos levou ao acrônimo SEMSOL. Bem, como o Ceará é a terra do SOL, um evento com esse nome não seria muito interessante. Vale lembrar que o SOL de SEMSOL é para SOftware Livre.

Então pensamos no oposto COMSOL, a idéia pareceu bem interessante e faltava encontrar um significado para o termo. Daí surgiu o COngresso Maracanauense de SOftware Livre. A grande inovação do novo acrônimo foi a introdução do termo “Maracanauense” que não iria mais sair. Esse termo iria selar a questão da identidade do evento com a comunidade da cidade, de forma que a população pudesse sentir-se dona do evento.

Um pequeno incoveniente apareceu, o termo Congresso (utilizado para grandes eventos) para um evento que estava se iniciando poderia parecer muito petulante e foi bastante questionado. Novamente nos reunirmos para pensar como resolver mais esse pequeno empecilho. O termo COMSOL parecia bastante interessante, uma vez que aliava o SOL do Ceará com a identidade do Maracanauense.

Como não queríamos perder o que já havia sido conquistado, surgiu a idéia de substituir o CO de COngresso para COmunidade.

Agora COMSOL significava Comunidade Maracanauense de Software Livre. Com isso passamos a representar uma entidade e não mais apenas um evento. Essa nova institucionalidade dava uma liberdade de se produzir uma grande número de tipos de eventos que poderiam se repetir várias vezes por ano.

A última novidade foi na realidade um desafio. O desafio era usar o Software Livre para modificar a realidade da população mais carente, especificamente a população que não está incluída digital nem socialmente. Como, no mundo da informação, a exclusão social está fortemente ligada à exclusão digital, resolveu-se adicionar um objetivo maior na comunidade, a Inclusão Digital.

A Inclusão Digital foi incluída como ferramenta importante para a inclusão social da população jovem e carente de Maracanaú.
No final ficamos com o acrônimo CoMSoLiD que lembra o verbo consolidar que significa: sustentar, firmar, fortalecer, tornar sólido, seguro ou estável. Essa é a idéia da Comunidade, firmar, fortalezer, tornar sólido, seguro e estável o conhecimento para torná-lo útil à sociedade.

Devemos nos lembrar que a COMSOLiD somente vai existir se as pessoas realmente se envolverem no processo de criação, fortalecimento do grupo. Convidamos a toda a comunidade de Maracanaú para participar desse projeto.

Bairro
0
Site
http://www.comsolid.org/
Contato
Ativo
Sim
Alterado
Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017